A importância das redes sociais para sua empresa

07.11.2018

Já não é novidade nenhuma que ter um perfil ativo nas redes sociais atrai, fideliza e conquista clientes para qualquer empresa. Segundo pesquisa divulgada pelo We Are Social 2017, cerca de 2,7 bilhões de pessoas possuem uma conta em qualquer rede social; e este número segue crescendo desenfreadamente, mesmo que “a rede” do momento seja outra.

De 2015 até o momento, o número de usuários ativos nas redes sociais subiu cerca de 21%. Essa mesma pesquisa revelou que o Brasil é o segundo país em que as pessoas gastam mais tempo com redes sociais. A média diária de uso é de 3h43min - perdendo apenas para Filipinas (4h17min).

Sabendo disso, vamos dar um passo além: por que e como investir no perfil da sua marca nas redes social. Ter um perfil ativo é o básico; mas ainda mais importante é ter uma conta que traga resultados. Pra isso, separamos algumas dicas de planejamento e gestão que vão dar um UP nos seus perfis e, claro, trazer mais leads para sua empresa.

Onde está meu público?

Já escolheu a rede social em que você vai criar um perfil para sua marca? Sim? Qual? Não é novidade que o Facebook é a rede com mais usuários ativos do mundo (no Brasil, mais da metade da população está aqui), mas não é por isso que ela deve ser a escolhida na hora de planejar uma conta.

Pense sempre no seu público: onde ele está? Às vezes seus clientes são mais novos e tenham mais ligação com o Instagram, por exemplo. Pense também no seu produto. Faz sentido ele estar sendo exposto naquela rede? Uma empresa de engenharia no Pinterest? Oi?

Defina uma pauta e uma estratégia de conteúdo

Rede social criada, hora de partir pro ataque. Tenha sempre em mão conteúdo para, pelo menos, um mês. Faça uma pauta com vários temas e observando o tipo de formato e conteúdo com o qual seu cliente mais engaja.

Lembre-se do que mais combina com aquela rede e mãos à obra: traga assuntos atuais, contextualize seu produto, envolva seus clientes, humanize a marca e... tcharam! Não tem como dar errado.

Monitore e tenha insights!

Gestão e monitoramento é uma parte importante quando o assunto é redes sociais. Estar sempre atento ao que e como seu público reage as publicações pode trazer insights significativos para o seu negócio.

O que os clientes estão comentando na publicação? Quem mais acessa o meu perfil? De qual cidade é a maioria dos meus fãs? Todas essas informações e outros dados podem ser obtidos através de análise e monitoramento. Não espere para começar.

Cuidado! Rede social é um teto de vidro

Mas tamanha interação e esse excesso de liberdade também apresentam seus lados negativos. Qualquer um pode falar mal e criticar o seu produto e, não sabendo gerir isso, o seu negócio vai pro brejo.

Ter uma estratégia para lidar com críticas e maus comentários é importante. E tais respostas devem seguir um padrão e o estilo da marca, para reforçar ainda mais a presença da empresa na internet.

Aqui na Cave temos profissionais capacitados e especializados na área, que produzem relatórios mensais, além de pauta e gestão de crise e de campanha em redes sociais. Entre em contato com a gente para saber mais.