Quais as tendências em mídias para 2019?

06.11.2018

Ainda é Junho de 2018, mas você já está preocupado com as tendências de mídia para 2019? A Cave Digital entende essa necessidade e já trouxe os formatos que não param de crescer esse ano, com projeções de crescimento para o ano que vem. Não se preocupe, aqui você também vai encontrar dicas de como fazer essas tendências darem certo pra você.  

  1. Conteúdo Efêmero

Como o nome sugere, esse conteúdo é “passageiro”. É assistido enquanto acontece e depois desaparece. Famoso no Snapchat, Instagram e Facebook, esse formato se popularizou entre as marcas por aumentar o engajamento, a lealdade e por criar um senso de urgência e de exclusividade no cliente.  Cases de sucesso aparecem desde empresas como Men’s Health Australia e Taco Bell, até no ramo de entretenimento Adele, Katy Perry e Rihanna. Aqui vão algumas dicas para essa novidade dar certo pra você:

  • Antecipação: Anuncie com antecedência a data em que seu conteúdo será transmitido. Dessa forma, o seu público conseguirá se preparar para assistir, poderá divulgar a informação com amigos e assim a audiência da transmissão será maior.


  • Storytelling: As “stories” devem ter um começo, meio e fim. Prepare a história que pretende contar pensado em instigar o interesse do seu cliente. Abuse de cores, sons e outros recursos para encorpar sua mensagem e atrair o cliente.


  • Criatividade: Divulgação de novos produtos, campanhas de desconto relâmpago, tutoriais de como usar os produtos, “Behind The Scenes” da sua empresa, enfim. São inúmeras as ocasiões onde você pode usar o conteúdo efêmero. Pense fora da caixa!

  1. Chatbots

Atualmente, os consumidores preferem empresas hiper engajadas, que gerenciam suas estratégias para responder os clientes em real-time, de maneira humanizada. A eMarketer já anunciou que um ¼ do mundo usará aplicativos de mensagens em 2019.  Além de reduzir a jornada de compra esse formato possui uma abordagem mais amigável que os formulários e e-mails tradicionais e o Facebook é prova disso: Mensalmente, mais de 2 bilhões de mensagens são trocadas entre empresas e consumidores no Messenger. Como fazer isso funcionar contigo?

  • Estratégia. Qual é a sua proposta com o chatbot? Vendas? Atendimento? Marketing? Defina um objetivo e faça um alinhamento com os responsáveis pelo chatbot da sua empresa.


  • Humanidade. Se estiver usando um robô para responder os clientes, crie respostas naturais e informais. Se estiver usando humanos, evite jargões, use exemplos para explicações difíceis e seja moderadamente descontraído.


  • Concorrência. Fique de olho na comunicação dos chatbots das empresas de seu segmento e aprenda com os erros deles, aprimore os acertos e sempre inclua novidades na sua estratégia de comunicação.

  1. Videos e Lives

Desde 2017, os vídeos aparecem cada vez mais no marketing das empresas, e a tendência para 2019 é de expansão. Os números não mentem: 81% dos empresários usaram vídeos em sua estratégia de marketing. Desses 99% continuará usando, 82% pretende aumentar os investimentos e 78% afirmam que o vídeo melhorou o ROI da empresa. Como fazer essa mágica acontecer?

  • Produção: Grave vídeos em boas resoluções, invista na iluminação, escolha ambientes condizentes com a mensagem do vídeo e sobretudo: não economize na qualidade da edição.


  • Objetividade: Vídeos rápidos e curtos consomem pouca internet, pouca bateria e tem mais chances de serem assistidos do que vídeos longos. Leve em consideração que o seu cliente pode estar no transporte público, no trânsito e que seu vídeo deve despertar o interesse dele nessas situações corriqueiras.


  • Divulgação: De Snapchat à LinkedIn, as opções de plataforma para divulgação de vídeo não param de crescer. Conheça seu público e escolha a rede social que mais se adequa è ele para investir sabiamente.


  • Conteúdo: Escolha assuntos inspiradores e inovadores para divulgar. Fique por dentro das tendências sociais e, se for o caso, crie vídeos que se relacionem com ela. Lembre-se: escolha um tema que a sua marca e, claro, seus clientes se identifiquem.